Controle do incêndio
AUTOR
Adão Luiz Meranovicz
FOTO
Arquivo Adão Luiz Meranovicz
A supressão do sinistro em tanques de armazenamento atmosférico de uma refinaria de petróleo
O processo de produção em refinarias de petróleo envolve riscos operacionais que têm potencial de incêndio e explosão. Por esta razão, operam dentro de limites estabelecidos pelas especificações normativas e pelo planejamento operacional, visando resposta imediata para restabelecer a situação de normalidade quando ocorrerem distúrbios operacionais que envolvam os riscos citados. A resposta imediata é obtida pela atuação em emergência de combate a incêndio, baseada em planos de preparação e resposta, os quais devem ser seguidos pela equipe de emergência e operação.
A ocorrência de sinistros na indústria do petróleo é indesejada e, por isto mesmo, gerenciada. Mesmo assim, a equipe de controle deve estar apta a enfrentar qualquer situação de emergência. Uma vez declarado incêndio em um tanque de armazenamento não é o momento de descobrir deficiências, pois é o planejamento antecipado e treinamento adequado que farão com que as operações de extinção sejam exitosas.
Os tipos de tanques de armazenamento são concebidos considerando a função do produto por meio de um estudo adequado das condições ambientais, segurança operacional, o custo do tanque e as perdas operacionais.
Nas empresas de produção de bens e serviços, a função dos brigadistas é controlar emergências até a chegada do Corpo de Bombeiros. Nas indústrias de alto risco, como a petrolífera, no entanto, a situação é inversa. A participação nas brigadas de incêndio requer seleção de pessoal de acordo com critérios técnicos e psicológicos, além de treinamento diferenciado, técnico e comportamental.
O objeto deste estudo é fornecer informações para aprimorar as técnicas de controle de incêndio em tanques de armazenamento atmosféricos em refinarias de petróleo.
Ao final deste trabalho pretende-se fornecer subsídios para a sistemática de realização de simulados de emergência, à adequação do sistema de treinamento das equipes de atendimento à emergência de incêndio em relação aos riscos típicos de tanques atmosféricos e para as respostas necessárias em uma refinaria de petróleo.
Comentários
Postar um comentário